Novembro Azul alerta para a importância da Saúde dos Homens

Novembro Azul alerta para a importância da Saúde dos Homens

Image Here

Novembro Azul alerta para a importância da Saúde dos Homens

       No calendário nacional de prevenção, a vez é do “Novembro Azul”, o mês de referência de cuidados com a saúde da população masculina. O objetivo da campanha é promo...

É importante destacar que a detecção precoce aumenta as chances de cura para 90%. Isso mostra que o diferencial dessa e de tantas outras patologias, é o estágio da doença no momento em que o diagnóstico é realizado.

...ver uma mudança de paradigma em relação à ida do homem ao médico para realizar exame preventivo de câncer de próstata. Os números inerentes à doença são preocupantes.

       De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, este ano devem ser registrados 61 mil e 200 novos casos no Brasil. Dados do Ministério da Saúde  indicam que 14 mil 484 homens morreram em decorrência da doença no país, em 2015. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. De acordo com o INCA – Instituto Nacional de Câncer, o câncer de próstata é considerado um tumor da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Mas o que se precisa ter em mente, é que a doença tem cura, desde que detectada precocemente.

       Infelizmente, dados da Sociedade Brasileira de Urologia mostram que 20% dos pacientes são diagnosticados em estágios avançados da doença, o que faz com que a taxa de mortalidade chegue a 25% dos pacientes. O Inca alerta que alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos. Para o diagnóstico precoce é preciso romper com o preconceito que atrapalha a prevenção e incutir a importância da conscientização e informação sobre o tema. É fundamental que os homens estejam atentos a sua saúde e sinais do organismo para observarem qualquer alteração e sintomas, e não hesitarem em procurar um médico para esclarecer dúvidas e realizar o exame anual de prevenção.

       É importante destacar que a detecção precoce aumenta as chances de cura para 90% dos casos. Isso mostra que o diferencial no prognóstico, dessa e de tantas outras patologias, é o estágio da doença no momento em que o diagnóstico é realizado. O exame médico de prevenção deve ser feito anualmente por todos os homens com idades a partir de 50 anos, ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família. A falta de informação, o constrangimento ou o medo não podem ser impeditivos em situação alguma, muito menos quando o assunto em questão é a saúde. O exame preventivo é um procedimento largamente utilizado em todo o mundo.

       Não permita que tendências machistas se sobreponham. Não aceite, nesta situação, referencial sobre brio masculino. Diga “não” ao preconceito. Diga “sim” à saúde. 

 

Vinicius Carvalho  Deputado Federal 

Leia o Informativo
  • Informativo Deputado Federal Vinicius Carvalho
Leia Também..
  • Deputado Vinicius prestigia inauguração de zonal na Cidade Tiradentes

    Deputado Vinicius prestigia inauguração de zonal na Cidade Tiradentes

  • Vinicius Carvalho é eleito 1° vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico

    Vinicius Carvalho é eleito 1° vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico

  • Vinicius Carvalho quer garantir divulgação do crime de prevaricação em repartições públicas

    Vinicius Carvalho quer garantir divulgação do crime de prevaricação em repartições públicas