Comissão aprova projeto de Vinicius Carvalho que disciplina afixação dos preços nas vitrines em comércios

Comissão aprova projeto de Vinicius Carvalho que disciplina afixação dos preços nas vitrines em comércios

Image Here

Comissão aprova projeto de Vinicius Carvalho que disciplina afixação dos preços nas vitrines em comércios

Foi aprovado nesta quarta-feira (08), na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Industria, Comércio e Serviços (CDEICS), o projeto de lei do deputado Vinicius Carvalho (PRB/SP), que atribui responsab...

Sempre é tempo e oportuno ampliar a mentalidade de colaboração da iniciativa privada para com os interesses do Estado Social, visando ao bem maior que é assegurar o direito constitucional que o consumidor tem à sua proteção.

...ilidade solidária por descumprimento da legislação que disciplina a oferta e as formas de afixação de preços para o consumidor à entidade responsável pela administração de “shopping”, centro de compras ou local de comércio assemelhado, e dá outras providências.

A um interesse da parte do vendedor em não afixar o preço no produto para que o cliente não assuste com o valor e fique apenas na vitrine. O consumidor, neste caso, se vê privado desta variável fundamental que define se cabe iniciar a avaliação da compra ou não. A informação sobre preços, em especial, constitui peça fundamental do processo decisório do consumidor.

De acordo com o PL 2305/2015, os preços de produtos e serviços deverão ser informados adequadamente, de modo a garantir ao consumidor a correção, clareza, precisão, ostensividade e legibilidade das informações prestadas. O projeto oferecido aponta no sentido de obter a colaboração das entidades administradoras de “shopping centers” e de centros de compras similares, equivalentes ou assemelhados, tornando-as solidariamente responsáveis com o lojista que descumprir os elevados preceitos das normas que disciplinam a informação, ao consumidor, sobre os preços efetivamente cobrados pelos estabelecimentos integrantes de centros de compras.

“Sempre é tempo e oportuno ampliar a mentalidade de colaboração da iniciativa privada para com os interesses do Estado Social, visando ao bem maior que é assegurar o direito constitucional que o consumidor tem à sua proteção, especialmente em termos preventivos, para o que muito podem colaborar as associações, sociedades ou outras entidades de administração compartilhada, condominiais ou de interesses coletivos, cuja atuação pode produzir significativos efeitos difusos sobre a sociedade, coibindo os desmandos, a desobediência e a atuação desregrada dos fornecedores.” afirma Carvalho.

Texto: Débora Melo / Ascom – Deputado Federal Vinicius Carvalho

Foto: Douglas Gomes

Leia o Informativo
  • Informativo Deputado Federal Vinicius Carvalho
Leia Também..
  • Projeto de Vinicius Carvalho agrava pena para criminosos que dopam suas vítimas

    Projeto de Vinicius Carvalho agrava pena para criminosos que dopam suas vítimas

  • Gabinete Itinerante em Assis

    Gabinete Itinerante em Assis

  • Gabinete Itinerante em Novo Oratório

    Gabinete Itinerante em Novo Oratório